Preferência foi por computadores, eletrônicos e roupas. As vendas de brinquedos ficaram aquém das expectativas.
São Paulo - Os americanos movimentaram US$ 25 bilhões em compras feitas pela web, na primeira quinzena de dezembro, segundo o relatório Interactive´s Holiday eSpending, elaborado pelo Goldman Sachs, Nielsen/NetRatings e Harris.
Os gastos com computadores e eletrônicos no período somaram, respectivamente, 3,75 bilhões e 3,67 bilhões de dólares, representando 28 por cento do total das vendas online.
A preferência por roupas surpreendeu: os consumidores compraram US$ 4,68 bilhões em peças de vestuário. Já o despendido com brinquedos e videogames não foi tão grande quanto o esperado: apenas 1,91 bilhão de dólares.
Heather Dougherty, analista da Nielsen/NetRatings, citado pela agência de notícias Reuters, disse que os brinquedos deram vez ao iPod, player de música digital da Apple, e o smartphone Sidekick, da Danger.
O Interactive´s Holiday eSpending ouviu 1.013 adultos até 16 de dezembro. Quase metade deles disse que entrou diretamente nos sites das lojas virtuais para fazer suas compras, digitando seus endereços nos navegadores. O restante utilizou sistemas de buscas como o Google e Yahoo.